A grande farsa da caneta branqueadora de dentes

Em busca de um sorriso mais branco, as pessoas se aventuram nos mais variados métodos. Entre eles está o uso da caneta branqueadora de dentes. Mas será que esse produto funciona mesmo? Não gera danos a saúde bucal?

Depois da onda de sorriso branco dos famosos, cada vez mais pessoas buscam formas de conseguir o mesmo, só que em casa e, obviamente, por um preço mais acessível.

O problema é que essas canetas branqueadoras prometem o que não podem cumprir e elas podem até mesmo gerar danos ao esmalte do dente, como relatam alguns especialistas.

O que é a caneta branqueadora de dentes? Como esse produto funciona?

O sorriso é como um cartão de visitas. E, para algumas pessoas, ter dentes brancos não é apenas algo estético ou questão de ser ver bem no espelho e melhorar sua autoestima, mas é também uma forma de higiene.

Nisso, para ter um sorriso mais harmonioso, surgiu no mercado a solução rápida para quem queria ter dentes brancos: as canetas branqueadoras.

Há diversos lugares onde é possível comprar a caneta branqueadora de dentes. A comercialização desse “produto milagroso” tem se difundido bastante, sendo algo cada vez mais acessível.

Essa caneta tornou-se popular porque permite que qualquer pessoa consiga deixar o sorriso branco em casa e por um baixo custo.

Logo, pessoas que sonhavam em ter dentes brancos mas não dispunham de elevados valores para fazerem tratamentos mais estéticos viram nela a oportunidade de realizar o sonho de ter o sorriso mais branco.

Mas como nem tudo são flores, a solução é temporária e ela não deixa realmente os dentes brancos. É uma promessa que tem escondido a verdade de muitas pessoas.

Qual o problema da caneta branqueadora? Ela funciona ou não?

Esse produto, como mencionado antes, trata-se de uma solução temporária. Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, ele não clareia mesmo os dentes.

Assim como uma caneta comum, o que a caneta branqueadora faz é “pintar” os dentes, escondendo o amarelamento.

O produto pode ser visto como uma maquiagem dental. No entanto uma maquiagem nada bonita, pois o uso do produto é bastante perceptível.

Especialistas não recomendam o uso desse produto porque, além de não ser uma solução eficiente, ele pode afetar o esmalte dos dentes. Um problema bastante comum relatado por quem já fez uso dessas canetas.

A caneta branqueadora deixa os dentes com uma textura áspera. E isso é resultado do dano que ele causa no esmalte dentário. A longo prazo isso pode ser um grande problema, podendo causar sensibilidade (pois torna o esmalte mais fino), entre outros.

Sem contar que essas canetas prometem um resultado imediato mas a “maquiagem dental” sai depois de algumas horas com a saliva. Ou seja, não é algo a prova de água.

E com esse problema, os casos de “acidentes” com o produto também não são nada agradáveis. Alguém que usa esse produto para um compromisso importante não poderia ficar mais do que 1 hora no local, pois seria como a história da Cinderela.

Produtos proibidos pela ANVISA

Alguns produtos para clareamento dental caseiro foram proibidos pela ANVISA, pois, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, eles tem causado inflamação das camadas internas dos dentes e gerado dor e outros problemas.

Outros produtos foram proibidos de serem vendidos sem a prescrição do dentista.

Também, ainda que esses produtos pareçam ser inofensivos, pois serão usados apenas nos dentes, muitos problemas de saúde começam na boca.

Por isso que os especialistas alertam para tomar muito cuidado, especialmente no caso de canetas branqueadores, onde a sua tinta sai com a saliva e pode ser ingerida. Ainda não se sabe o que o conteúdo delas pode causar ao estômago.

Mas então o que fazer? Existe alguma solução que funcione?

Comprar a caneta branqueadora de dentes não é a opção recomendada (e nem a mais segura). Mas há um produto que realmente pode fazer o clareamento dental e não “mascarar” os dentes amarelados: o carvão ativado.

O uso desse produto não é uma novidade. Antigamente o carvão era utilizado para fins terapêuticos pelos egípcios, índios, etc. Ainda, o carvão tem sido utilizado em casos de envenenamento de intoxicações, pois ele consegue absorver essas substâncias.

Ele oferece um clareamento gradual, sendo que em até 2 semanas os resultados já aparecem efetivamente. Como é possível ver nas fotos a seguir:

 

Resultados do carvão ativado nos dentes
Resultado do carvão ativado nos dentes

 

Ou seja, esse produto não é uma solução instantânea, mas também não é uma farsa, uma maquiagem. E nem é algo que poderá causar danos a saúde.

E um produto que faz uso dessa substância é o XtraDent. Foram 4 anos de estudos e testes para chegar ao produto disponível: algo que fosse realmente eficaz para o clareamento dental seguro.

Como o produto funciona

Há três substâncias presentes nesse produto: carvão ativado, argila branca e óleo essencial de laranja, logo ele é 100% natural e não apresenta efeitos colaterais.

Como o produto funciona
Como o produto funciona

Bastará usá-lo como um creme dental: umedecer a escova de dentes e depois aplicar o produto sobre ela. Escovar normalmente. Depois disso bastará escovar com um creme dental para finalizar.

Uma das grandes vantagens é que, ao contrário das canetas branqueadoras, esse produto a base de carvão ativado não enfraquece os dentes e nem os deixa sensíveis.

O XtraDent traz apenas benefícios, sendo que outro deles é o fato dele ajudar a reduzir a incidência de placa bacteriana e melhora a saúde da gengiva. Ou seja, é algo que a longo prazo trará apenas benefícios para a saúde bucal.

Ele remove o amarelamento causado por café, cigarro, vinho e o amarelamento natural. E não é necessário parar de consumir nada ou mudar algo na rotina para ter os resultados com o clareador dental.

Onde obter mais informações

Apesar de todos esses benefícios, o produto não se encontra disponível em qualquer lugar. O único local onde ele é vendido é no site oficial do fabricante.

Para conhecer mais sobre o Xtradent basta acessar o site oficial aqui. Lá também é possível conhecer mais sobre as propriedades do carvão ativado e os outros dois componentes que se aliam a ele para clarear gradualmente os dentes.

 

ACESSAR SITE OFICIAL XTRADENT